quinta-feira, 1 de julho de 2010

Cotidiano do Exército na Amazônia é marcado por desafios

Texto: Ana Carolina Dangelo
Foto: Jorge Júnior

O tenente-coronel Tebicherane realizou nesta quinta-feira (01), no Comando da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada de Juiz de Fora, a conferência sobre as dificuldades encontradas pelas missões de proteção à Amazônia e as atividades desenvolvidas pelo Exército na região.

Embora o Exército constate problemas como os desmatamentos, a entrada e saída clandestina de estrangeiros e até o roubo de riquezas naturais, muitas vezes os soldados são impedidos de combater esses crimes por conta da legislação nacional, que proíbe a ação militar em território indígena. Como estas atividades ilegais ocorrem, em sua maioria, em terras que pertencem aos índios, empresas nacionais e estrangeiras conseguem explorá-las por meio de um pagamento insignificante aos chefes das tribos.

Mas, os militares prestam serviços de primeira necessidade às comunidades do Norte do país. Dedicam-se, especialmente, à doação de alimentos às populações de áreas isoladas, ao atendimento médico e à alfabetização, fazendo com que milhares de pessoas tenham esperança e fé de que suas vidas mudem para melhor.



O tenente-coronel Tebicherane fala sobre a campanha de divulgação
da Amazônia feita pelo Exército : "Só se ama o que se conhece".



Nenhum comentário:

Postar um comentário