quinta-feira, 1 de julho de 2010

Cecam investe em parceria entre instituições de ensino superior de JF e Exército

Texto: Drieli Coutinho
Foto: Vanessa Rodrigues

O Curso de Extensão de Correspondente de Assuntos Militares (Cecam) surgiu da necessidade de integração de dois públicos: o primeiro constituído por estudantes de jornalismo e o segundo formado por oficiais-alunos da Eceme, que serão assessores de alto nível e comandantes de Organizações Militares do Exército brasileiro.

As atividades destes profissionais são complementares, porque se o jornalista tem nas Forças Armadas sua principal fonte oficial para a cobertura de assuntos militares, estas, por sua vez, necessitam repassar à sociedade informações sobre suas ações.

O estágio visa proporcionar aos universitários conhecimentos específicos a respeito da atuação do Exército brasileiro. Para isso, serão realizadas conferências sobre temas relacionados ao universo militar. Os estudantes também participarão de instruções militares, para que tenham uma noção básica de como se protegerem em situações de conflitos armados.

Além disso, acontecerá um mídia training. Com base em uma situação fictícia de guerra, previamente definida, os universitários irão desenvolver uma série de entrevistas com os alunos-oficiais da Eceme, que estarão em Juiz de Fora, a partir de sábado (03), para um Exercício no Terreno de Operações Defensivas. Será uma chance, para ambos, de colocarem em prática tudo o que aprenderam na academia.



Universitários posam para foto com os oficiais da Eceme

que ministraram palestras no primeiro dia do Cecam: Tebicherane, Carrilho e Lajoia.
(Da esquerda para a direita)




Nenhum comentário:

Postar um comentário