sexta-feira, 2 de julho de 2010

Leis de guerra são discutidas no Cecam

Texto: Cláudia Castilho
Fotos: Vanessa Rodrigues

A programação do segundo dia do Cecam (02) ficou restrita à parte da manhã por conta do jogo da seleção brasileira na Copa 2010. O tenente-coronel Tebicherane ministrou uma palestra com o tema: “O Direito Internacional dos Conflitos Armados: o correspondente de assuntos militares e as leis da guerra”.

O oficial começou fazendo um histórico das guerras e suas leis. Explicou as particularidades das gerações de conflitos, seus níveis de condição e os tipos de crimes. A diferença entre Direito Internacional Humanitário (Dica) e Direitos Humanos foi também esclarecida para os participantes.



Estagiários tomam conhecimento de seus direitos
durante um conflito armado.


O palestrante apresentou, ainda, um gráfico que mostrava o número de jornalistas mortos em conflitos armados no período de 2003 a 2009. Todos se assustaram com os dados. O tenente-coronel Tebicherane disse que se um jornalista deseja cobrir um conflito armado, em primeiro lugar, deve procurar se proteger para preservar sua vida. Ele alerta que se um repórter incorporado - aquele que tem autorização para acompanhar o Exército de um determinado país - utilizar qualquer arma perde seus direitos de civil e poderá ser considerado um combatente. Por isso, é mais apropriado não arriscar.

Segundo Tebicherane, são positivas as expectativas com relação à paz mundial.Pois, acredita-se que, com a evolução da tecnologia, a tendência é diminuir tanto a quantidade de conflitos armados quanto de mortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário