segunda-feira, 5 de julho de 2010

Participantes do Cecam fazem exercício de campo

Texto: Larissa Zimmermann
Fotos: Fernanda Alonso

Após dois dias de palestras, chegou a vez dos exercícios de campo. Às 7h, os participantes do Curso de Extensão de Correspondente de Assuntos Militares (Cecam) e os oficias da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme) seguiram para a cidade de Rio Novo, em um ônibus fretado. Desceram na rodovia MG-126, após 45 minutos de viagem, e foram recebidos pelos soldados e pela Polícia Militar, que mantinham a segurança. O grupo se dividiu em dois caminhões do exército para concluir mais um trecho da viagem. “Sacode muito e levanta muita poeira”, diz a estagiária Laura Souza (CES) . A aventura estava apenas começando.



Chegada em Rio Novo.



Estudantes se acomodam no caminhão do Exército
para serem levados ao Ponto de Observação.

O próximo passo foi subir, a pé, um pasto com cerca de 750 metros. Todos estavam preparados com tênis e roupas confortáveis. Chegando ao local desejado, foram passadas as primeiras instruções do exercício de campo, uma entrevista com os alunos da Eceme. Uma situação hipotética de guerra foi elaborada. Em resumo: O exército do país Vermelho, por interesses econômicos, resolveu invadir o país Verde. Este, por sua vez, não tem exército e recebeu a ajuda do país Azul.



Caminhada pelo morro que leva à área de exercícios.

A partir desta ideia, vários questionamentos sugiram e os estagiários e profissionais de comunicação foram divididos em grupos que entrevistaram os alunos da Eceme que, no caso, eram do exército Azul. Os oficiais-alunos estavam passando por um teste para ver como cada um responde à imprensa, se ficam nervosos, se dominam o assunto. Segundo o major Correia de Castro, é preciso manter a calma e responder de forma clara, no entanto, sempre há o nervosismo. “A gente nunca sabe o que vem pela frente.”

A primeira jornada do dia terminou após o almoço, às 13h. Difícil mesmo, foi descer a íngreme ladeira para ir embora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário